PALESTRAS NO COLÉGIO ESTADUAL HERMÍNIA LUPION 21 E 22 DE OUTUBRO DE 2009



LINK COMPARTILHADO NO FACEBOOK.COM EM 02 DE JULHO DE 2019

"Gratidão a Deus pelos 10 últimos anos de glórias em 02/07/2019" 



COLÉGIO ESTADUAL HERMÍNIA LUPION.


PALESTRA SOBRE FÍSICA.


Jeovah Batista de Almeida ministrou palestras sobre FÍSICA para os alunos e as alunas da 3ª A, 3ª D e 3ª E, com os temas:
ELETRICIDADE, RESISTORES E MEDIDORES ELÉTRICOS.
Conteúdos da disciplina de FÍSICA ministrada pela Professora Marilsa Aparecida Jofre da Silva. 

FOTOS: Professora Marilsa Aparecida Jofre da Silva.

PALESTRA:

São vários tipos de captação de energia elétrica à nossa escolha, existentes na natureza, tais como:
SOL - Placas de Energia Solar,
VENTO - Energia Eólica através dos ventos e etc., porém, vamos falar na mais usada no dia-a-dia na era contemporânea.

HIDRELÉTRICA:
Começamos falando sobre a dimensão da água represada e logo em seguida canalizada proporcionando o movimento das turbinas para gerar a força eletromotriz da energia elétrica que consumimos.
A energia elétrica viaja através dos cabos de alta-tensão fixados nos postes até a subestação; tensão esta que será modificada para o consumo residencial, comercial e industrial através dos transformadores de baixa-tensão, ou seja, 110/127 e 220 volts; existem outros tipos de medições em horários de pico, a partir de 90 a 250 volts e assim por diante.

MONOFÁSICO - BIFÁSICO - TRIFÁSICO.
Falamos sobre o uso de energia em: monofásico - bifásico e trifásico.
Comentamos também sobre a tomada de força elétrica das residências que, no caso de 110/220 volts e/ou bivolt, corrente elétrica alternada, ela tem que passar por uma fonte interna ou externa para baixar a tensão para as normas técnicas do padrão de fabricação de cada aparelho eletroeletrônico, por exemplo: 3 volts, 4.5, 5.0, 6.0, 7.5, 9.0, 12, 15, 25, 35 volts e por aí vai...
A corrente elétrica que sai da fonte dos aparelhos eletroeletrônicos recebe o nome de corrente contínua, corrente direta e/ou polarizada, ou seja, fio preto Negativo e fio vermelho Positivo; ao conectar o plug na tomada de energia alternada podemos inverter os pinos duplos, agora já existe tomada com pinos triplos com uma ligação ao fio Terra da rede elétrica do prédio; só não podemos inverter os polos nas ligações internas nas montagens dos circuitos dos aparelhos posterior à fonte de alimentação CC corrente contínua, corrente direta e/ou polarizada jamais, pois, esse procedimento pode danificar o aparelho.

RESISTORES: 
Falamos também sobre as equivalências das medidas dos resistores que são usados também para baixar a tensão nos circuitos eletrônicos e de informática.
Não devemos confundir com a resistência dos chuveiros e das chapas de lanches, ferro de passar roupas, que são usados não para baixar a tensão e sim, para o aquecimento da água, da chapa de lanche, do ferro de passar roupas, secador de cabelos, chapinha de cabelo etc.

MEDIDORES ELÉTRICOS: 
Falamos sobre os medidores elétricos de precisão, tais como, Multi-teste, Multímetro, Voltímetro/voltômetro etc. que é o mais comum para descobrir defeitos de queima de filamento, fuga de Transistores, Tips, Chips, medidas de OMS, Micro-Faraday etc.    

É de primordial importância poder passar um pouco daquilo que aprendemos no decorrer das nossas vidas; não devemos jamais levar para o túmulo todos os nossos conhecimentos, pois, isso seria um imensurável desperdício, acima de qualquer suspeita de egoísmo mórbido.

Jeovah Batista de Almeida "Jolly".   
    











Comentários