"MEIO AMBIENTE" - LIONS CLUBE PINHAL E O PROJETO DE COLETA DE BATERIAS DE CELULAR E PILHAS USADAS, ENCAMINHADO-AS AO RUMO CERTO

PAPA PILHAS, O PROJETO QUE VIROU LEI.

 LIONS CLUBE PINHAL, EM PARCERIA COM O PREFEITO DARTAGNAN, SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE TUCO.
         PROJETO PAPA PILHAS: O Lions Clube de Ribeirão do Pinhal, projetou algo de suma importância para amenizar o sufoco que o nosso meio ambiente vem sofrendo ao logo dos séculos e milênios com os descartes arbitrários de todos os tipos de pilhas e baterias; não devemos descartar as baterias de celular, pilhas e baterias de relógios, pilhas alcalinas ou comum usadas em controles remoto, vamos depositar nas urnas de coleta do Lions e não no lixo comum.


         Como sabemos, a química corrosiva usada no preparo das pilhas e baterias, é um veneno letal para o meio ambiente em que vivemos; as nossas fontes de água doce potável são as que mais preocupam o futuro do nosso planeta.
  

          O Lions Clube está fazendo a sua parte, distribuindo galões de coleta desse material descartável, para dar um rumo certo ao seu destino final, sem destruir o meio ambiente em que vivemos.
  

         As urnas de coleta de baterias e pilhas usadas estarão colocadas em alguns pontos do comércio de nossa cidade, informe-se e explore este projeto, você estará ajudando a salvar o meio ambiente. 
  

          Colaborem, conscientizem-se, pois, o meio ambiente é nada mais nada menos que o lugar em que vivemos, a água que bebemos, a vida útil com a ótima qualidade que merecemos.  


          As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como "mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio.
   
        Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas {IPT} cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos urbanos contendo elementos tóxicos.
Esses resíduos são provenientes de lâmpadas fluorescentes, termômetros, latas de inseticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros produtos que a população joga no lixo, pois, não sabem que se se trata de resíduos perigosos, contendo metais pesados ou elementos tóxicos ou não tem alternativa para descartar esses resíduos.

       Dentre esses matais, os que apresentam maior risco à saúde são: o chumbo, o mercúrio e o cádmio. Descartadas no lixo comum, as pilhas e baterias vão parar nos aterros e toda essa "QUÍMICA" perigosa se espalha pelo solo contaminando a água doce potável,  plantas, peixes e outros animais.

      Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Eletrônica {ABINEE} publicadas no site "Ambiente Brasil", substância como o cádmio se acumulam nos rins, fígado e ossos, causando disfunções renais e osteoporose; o mercúrio atinge o fígado, o cérebro e o sistema nervoso; causa desde "distúrbios neuropsiquiátrico, ao mau desenvolvimento do feto".

          O chumbo provoca diversas síndromes - hepática, cardiovascular, gastrointestinal, etc.; então, paramos aqui, porque aqui ninguém merece ler uma lista com uma infinidade de doenças.

           O importante é saber que qualquer metal pesado se acumula facilmente em nosso corpo por meio de alimentos contaminados e até contato direto com a pele, mas, não somos capazes de eliminar e nem de metabolizar todo esse lixo tóxico que vem parar dentro de nós. Aquele peixinho fresco, uma folha de alface podem esconder toda a "podridão química"das pilhas que jogamos em qualquer canto.

          Uma maneira encontrada para reduzir o impacto ambiental na nossa cidade, foi a introdução do projeto "PAPA PILHAS" proposta e organizada pelo "LIONS CLUBE DE RIBEIRÃO DO PINHAL", que consiste em caixas coletoras distribuídas em pontos da nossa cidade, onde nossa população poderá fazer o descarte de pilhas e baterias de celular usadas, não mais jogando no lixo comum, como antes era feito, pela falta de um local apropriado para seu descarte.

        "DESCARTAR PILHAS E BATERIAS NO LUGAR CERTO É FÁCIL, BASTA UM POUQUINHO DE BOA VONTADE".


Pense nisso com carinho, nós do Lions Clube e o meio ambiente agradecemos.

Pense, mude, evolua, "TRANSCENDA". Abraço do "Jolly".

Comentários