DIA NACIONAL DAS APAEs NO BRASIL; 56 ANOS 1957/2013; CENTRO CULTURAL 11 DE DEZEMBRO DE 2013

APAE 56 ANOS 1957/2013.

Centro Cultural José Martins Sobrinho, 11 de dezembro de 2013.

ESCOLA DESPERTAR DE RIBEIRÃO DO PINHAL - FONE FIXO: {43} 3551-1841.

          A Diretora da APAE Escola Despertar de Ribeirão do Pinhal Roseli Borges e sua Equipe de Professoras e Professores, Alunas e Alunos nos presentearam nesta tarde do dia 11 de dezembro a partir das 13:30 horas no Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal, com mais um espetáculo de "artes cênicas e musicais emocionais" em comemoração aos 56 anos das APAEs no Brasil, um dia previsto em Lei Federal, pois, no dia 11 de dezembro de 1957 fundou-se a 1ª APAE no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

               O movimento APAEANO é o maior movimento de defesa dos direitos da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo; são pessoas voluntárias, profissionais, Pais/Mães, Amigos/Amigas, pessoas com deficiência, todos e todas trabalhando numa perspectiva de dias cada vez mais dignos e melhores para quem possui uma deficiência.

             Fazer com que essas pessoas saíssem de casa, podendo alcançar o mundo escolar, o mundo do trabalho, o mundo do esporte, o mundo da vida social, é uma grande conquista. Temos unidade, princípio único, filosofia única, ações efetivas, resultados, diante de um mundo com tantas desigualdades, trabalhamos para incluir as pessoas com deficiência na sociedade.

             Comemorar 56 anos significa aumentar ainda mais nosso amor, revigorar energias, mudar nossos propósitos se preciso for, ampliar nossos horizontes, nos capacitar para oferecermos serviço pelo menos de boa qualidade a quem conta com nosso apoio.

    Por isso gostaríamos de homenagear fundadores, presidentes e ex-presidentes que incansavelmente colaboram para que nosso trabalho tenha sucesso. 

          Desde já queremos parabenizar os Alunos e as Alunas pelos esforços no ano de 2013, os Professores e as Professoras pela infinita dedicação, os Funcionários e as Funcionárias pelo compromisso, nossos colaboradores, colaboradoras, os Pais que são nossos parceiros, as Mães que são nossas batalhadoras no dia-a-dia da ESCOLA DESPERTAR.

APRESENTAÇÕES: 

1- HINO DA APAE - a Professora Marcela ensaiou cuidadosamente as Alunas e os Alunos para entoarem o Hino da APAE.


2- Entrega de presente ao Sr. José Edmundo Moura, atual Presidente da APAE um quadro de Romero Brito.


3 - As Professoras Nadiana e Lilian apresentam um breve histórico da Escola Despertar.

4 - No telão, projeção sequencial de fotografias tiradas na Escola Despertar, retratando u pouco da nossa realidade.


5 - As Alunas e os Alunos da Educação Infantil das Professoras Simone e Susana apresentaram uma homenagem às Mães que são o primeiro e mais verdadeiro amor da nossa vida com a música "Eu sei que vou te amar", de Vinícius de Moraes.


6 - As Alunas e os Alunos da Professora Cláudia apresentaram a canção "Lá vai São Francisco", de Vinícius de Moraes, para ressaltar os ensinamentos de São Francisco de Assis sobre a importância da preservação da natureza, o respeito aos animais e toda a criação divina.  

7 - As Alunas e os Alunos das Professoras Maria Rosângela e Sandra apresentaram uma dramatização da música infantil "O Pato", de Vinícius de Moraes, como forma de valorização do aspecto lúdico na infância.
8 - Alunas e Alunos da Professora Rose fizeram a leitura do "Soneto de Felicidade", escrito por Vinícius de Moraes contemplando o amor.


9 - As Alunas da Professora Sueli confeccionaram um belo cartaz representando a música "Aquarela" em que Vinícius de Moraes expressa o poder da imaginação.


10 - A Professora Jacira, Alunas, Alunos, prestam homenagem ao atual Presidente da APAE Sr. Edmundo Moura, por não medir esforços para atender as necessidades das nossas Educadoras e Educadores, tendo sempre o apoio de sua esposa Lizete ao seu lado nessa caminhada.


11 - As Alunas e os Alunos das Professoras Maiai e Josi encenaram a peça de teatro "O silêncio que diz tudo", no qual é feito um paralelo entre a música de Vinícius de Moraes "A casa", com a realidade do mundo em que vivemos.


MAIAI: Esse mundo que representa uma gestação, que de tempos em tempos se dá o nascimento, porém, só de coisas que encantam, não de coisas que enganam! Isso nos leva a acreditar que um dia as coisas vão melhorar; pura manipulação; a cada dia vemos um mundo onde impera a total falta de respeito e amor para com o ser humano: falta de moradia, desestruturação da família, desemprego, baixo salário, intranquilidade, crimes, fome, caos na saúde, corrupção, manipulação política, discriminação social, racial, religiosa e educacional, descaso, desrespeito, impostos, impostos e mais impostos, vivemos, infelizmente, numa sociedade onde o ser humano é o que menos importa.

12 - NADIANA - Leitura {PORTA} Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala; você pode ou não entrar e ficar observando a vida, mas, se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo; nesta sala vive-se, mas, também tem um preço, são inúmeras outras portas que você descobre. O grande segredo é saber quando e qual porta deverá ser aberta. 
             A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos; os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. 
            A vida é generosa, a cada sala que se vive descobre-se tantas outras portas e, a vida enriquece quem arrisca a abrir novas portas; ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas.
            Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente; é a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida; para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!
            Obrigada pelas inúmeras portas que com simplicidade e generosidade, sua presença nos permitiu abrir.
               Obrigada por tantas outras portas que suas mãos abriram, sem que nem percebêssemos.
          Obrigada por aquelas portas que ainda serão abertas pelos reflexos de sua passagem por esta instituição: APAE - ESCOLA DESPERTAR.

Entrega de presentes ao Sr. Edmundo e Natalício. 

ENCERRAMENTO: 

           Alunas e Alunos das Professoras Josi e Sueli apresentaram a música "Amigos pela fé", de Luan Santana, reafirmando o lema da AMIZADE que vivenciamos nas APAEs. Homenagens aos Fundadores, Presidentes, Ex-Presidentes, toda a Comunidade Escolar, especialmente o Senhor José Edmundo Moura que está deixando nossa cidade, mas deixando também sua marca de dedicação a Ribeirão do Pinhal.      

VINÍCIUS DE MORAES.

1º VÍDEO: Vinícius de Moraes escreveu e cantou o amor, a vida cotidiana, a infância, a religião e nossas Professoras e Professores escolheram algumas músicas para comemorarmos o centenário do poeta, dramaturgo e músico brasileiro e revivermos a poesia do poetinha brasileiro, como gostava de ser chamado. 


2º VÍDEO - Homenagens: ao atual Presidente da APAE de Ribeirão do pinhal nesta data 11/12/2013 José Edmundo Moura que está deixando a Diretoria para ir morar em Londrina Paraná e, ao Natalício também da Diretoria da APAE que vai continuar dando suporte à Instituição...

 




































































































Comentários