ANIVERSÁRIO DA COMARCA DE RIBEIRÃO DO PINHAL, 09 DE JUNHO DE 2014; PRIMÓRDIOS, TALENTOS, PONTOS TURÍSTICOS...

ANIVERSÁRIO DA COMARCA DE RIBEIRÃO DO PINHAL

"09 de junho dos eternos anos vividos; saudades imensuráveis"


EDITAL DE PREFEITOS QUE ADMINISTRARAM RIBEIRÃO DO PINHAL - PARANÁ - BRASIL.



HISTÓRICO DA CIDADE DE RIBEIRÃO DO PINHAL - PARANÁ - BRASIL.






 OS MAIS RECENTES PREFEITOS E VICES QUE ADMINISTRARAM E ADMINISTRAM RIBEIRÃO DO PINHAL: 


Wagner Martins PHS 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020 Prefeito eleito.

Cássio Badaró 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020 Vice-prefeito eleito.



O Ex-Prefeito Wagner Martins prestou homenagem aos ex-prefeitos pioneiros numa exposição de fotografias antigas que estavam guardadas nas gavetas da prefeitura de Ribeirão do Pinhal... 



PREFEITO ELEITO DARTAGNAN CALIXTO FRAIZ E VICE RODRIGO.
Eleições para prefeito/prefeita, vereador/vereadora, gestão 2021 - 2024. 15 de novembro de 2020 em Ribeirão do Pinhal - Paraná - Brasil..


VEJA O VÍDEO DAS ELEIÇÕES 2020 EM RIBEIRÃO DO PINHAL.
Amplie o vídeo para obter a imagem padrão do blog.  





O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO DO PINHAL.




  "IRENE CUNHA NOGARI, COLABORADORA"

"CIRO TADEU ALCÂNTARA COLABORADOR"


Olá, Comarca de Ribeirão do Pinhal, parabéns!

Geada em Ribeirão do Pinhal

Alguém se lembra da geada que devastou todo o nosso cafezal no dia 17 de julho de 1975?

Repare bem nesta fotografia de Ribeirão do Pinhal, antes da gloriosa responsabilidade de assumir o slogan: "RIBEIRÃO DO PINHAL CAPITAL PARANAENSE DO CAFÉ".







O cenário foi quase parecido com este da fotografia ilustrativa em pauta, lembro-me muito bem que, na rua São Paulo, em frente o Bar São João do meu saudoso compadre João Teodoro da Silva, os funcionários da Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal, tiveram que fazer a coleta do acúmulo de gelo das ruas com a máquina pá carregadeira e colocar nas Caçambas dos caminhões para que as ruas voltassem a ser transitáveis; de lá para cá, nossos cafezais sofreram uma queda catastrófica, não só os cafezais como também as pastagens para o gado bovino secaram, as lavouras em geral sucumbiram, agropecuaristas se endividaram e tiveram que vender o resto que lhes sobraram para pagarem as dívidas bancárias, só agonia e tristeza sobraram para contar a história do dia 17 de julho de 1975 em Ribeirão do Pinhal, no norte pioneiro do Paraná.    

"VÍDEO FLOR DO CAFEZAL".


"O MONJOLO".

A ideia foi do meu amigo Senhor José Ramos Ferraz, que me convidou para registrar em fotografias as imagens de um monjolo confeccionado artesanalmente por um amigo mateiro que doou para o seu cunhado Jair Caire, que nos emprestou para os trabalhos que teve a durabilidade de {06} seis meses para ser concluído e editado, pois, tivemos que percorrer muitos quilômetros  pela área rural, atrás de autenticidade ao documentário proposto pela nossa equipe, "José Ramos Ferraz e Jeovah Batista de Almeida "Jolly", com início em 26 de junho e término em 14 de dezembro de 2014.

Aceitei o convite e fomos à luta numa manhã de domingo na periferia rural, cortar alguns bambus, para fazer a bica d'água para encher o compartimento de água do monjolo e colocá-lo em funcionamento para os trabalhos, o meu amigo Ramos já tinha em mente o plano traçado para ir até a bica d'água da mina às margens da rodovia Jamil Muchailh de Ribeirão do Pinhal a Nova Fátima, uma fazenda de propriedade do Senhor Benedito Antônio da Silveira Pinto "Pio", "AGROPECUÁRIA COLINA VERDE".  

Logo percebi que tirar apenas fotos, iria ficar na mesma, já que colocamos o monjolo para funcionar, resolvi fazer também um vídeo para as pessoas que não conheceram o monjolo em funcionamento que vejam aqui e agora inserido em, "OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO PINHALENSE NOS ANOS 30, 40, 50, 60...". Logo em seguida me lembrei da página do aniversário da Comarca de Ribeirão do Pinhal e veio a ideia de publicá-lo aqui, esclarecendo que, naquela época do início da colonização pinhalense, algumas famílias ribeirinhas possuíam em suas propriedades, um monjolo em tamanho normal, para limpar café, arroz, fazer paçoca, fubá de milho, quirera etc.

Resolvi então batizar o vídeo com o título "SERTÃO DO LARANJINHA" um dos primeiros nomes de Ribeirão do Pinhal, enaltecido através da composição e interpretação musical da "Saudosa Dupla Sertaneja Coração do Brasil, Tonico e Tinoco".

NOTA: Infelizmente o nosso documentário deixou muito a desejar, poderíamos ter registrado muito mais imagens com detalhes da época como, criação de galinhas, suínos, bovinos, ovinos, caprinos, carros de bois usados no transporte da safra de café e cereais, mudanças em geral, carroças, charretes, animais de montaria etc.

CARRO DE BOIS: Este carro de bois é do Senhor Aristides Severino; o carro de bois permanece encostado e/ou estacionado na propriedade até os dias de hoje, no bairro Jacutinga.

OBSERVAÇÃO: Os bois atendiam por nomes escolares como: Estudante, Caneta, Caderno, Lápis...    


AGUARDEM: Estamos pensando em fazer outro vídeo com mais detalhes relacionados sobre "OS PRIMÓRDIOS DE RIBEIRÃO DO PINHAL".

 Clique na telinha para assistir ao vídeo.

Quero ver o monjolo funcionando no vídeo:

 "SERTÃO DO LARANJINHA"


José Ramos Ferraz.

O MONJOLO


   O COMEÇO FOI ASSIM:

LOCALIZAÇÃO - Ribeirão do Pinhal está localizado na Região do Norte Pioneiro à 380 KM de Curitiba, Capital do Estado do Paraná - Brasil/Brazil.

O povoado surgiu no ano de 1923, quando a população ribeirinha se deslocou das margens do Rio das Cinzas em caravana, indo acampar nas proximidades da Fazenda Santa Rita onde já residia uma Tribo Indígena por nome COROADOS.  

 FESTIVIDADES.

As festividades do aniversário da Comarca de Ribeirão do Pinhal estão fora do ar já há alguns longos anos, "fora do ar", não por falta de energia elétrica ou das movimentações sísmicas, intempéricas, cósmicas ou coisa parecida; isto tá mais para insatisfação, desleixo ou descaso político; restam as lembranças dos desfiles escolares com carros alegóricos, as escolas preparavam as crianças para desfilarem com seus tênis brancos, quem podia, compravam tênis novos a cada desfile, quem não podia, passava "ALVAIADE" nos velhos tênis e desfilavam com a mesma alegria, vamos ver se daqui pra frente os desfiles procederão novamente como outrora, essa é a nossa esperança que ainda permanece "VIVA"!

No dia 10 de outubro comemora-se o dia do município de Ribeirão do Pinhal perante a Lei Estadual nº 02, criada no ano de 1947 constando dois feriados: {criação da comarca no dia 09 de junho e criação do município no dia 10 de outubro}. Oficializou-se o dia da Comarca em 09 de junho de 1954 quando pertencia à Comarca de Santo Antônio da Platina, são 72 anos de glórias; {65 anos de Comarca e 72 anos de Município}.    

72 anos de festividades civis do município de Ribeirão do Pinhal, como o tempo passa, parece que foi ontem, "PARABÉNS COMARCA DE RIBEIRÃO DO PINHAL", nossa Terrinha querida, abençoada, estimada pelas pessoas que aqui residem e lembrada com muitas saudades pelas pessoas que, por um motivo ou outro, tiveram que se ausentar por um tempo determinado ou não.

Doutor Fernando César de Oliveira, ex-prefeito de Ribeirão do Pinhal, imortalizado pela composição do Hino de Ribeirão do Pinhal, em memória".

"Vídeo da Comarca de Ribeirão do Pinhal, relembrando os anos 40, 50, 60...



Esta é a foto da primeira Igreja Católica de Ribeirão do Pinhal construída no ano de 1941.


Enquanto isso, o projeto de uma nova Igreja já estava sendo rabiscado e encaminhado às autoridades da época.


Depois da Igreja pronta eis que...

Se transformou em SANTUÁRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO...


Veja na foto o cenário da primeira missa celebrada em Ribeirão do Pinhal, mesmo sem ter Igreja, isto se deu num bosque lindo onde é hoje a Praça Erasmo Cordeiro; esta imagem nos lembra a primeira missa celebrada no Brasil há aproximadamente 518 anos.

Relembre a cinemática dos acontecimentos históricos do descobrimento do Brasil na tarde de 22 de abril de 1.500...


 A chegada de Pedro Alvares Cabral...


O primeiro Prefeito eleito de Ribeirão do Pinhal, o Senhor Hermenegildo Cavazzani, "a gratidão do povo ribeiro-pinhalense, pelos serviços prestados em prol à comunidade; faleceu em 02 de novembro de 2006, deixando sua marca registrada na nossa bela história.




Em seguida, o segundo Prefeito de Ribeirão do Pinhal foi o Senhor Erasmo Cordeiro que recebeu um Busto de Bronze exposto na Praça que leva o seu nome, "PRAÇA ERASMO CORDEIRO" numa justa homenagem pelo pioneirismo e prestígios relevantes para a comunidade pinhalense.


Que linda a nossa primeira Prefeitura, isso nos dava orgulho, embora sendo construída de madeira simples, porém, a nossa gente também era e continua simples na maneira de interpretar a cinemática dos acontecimentos.


Com o passar dos tempos a Prefeitura foi evoluindo com a construção de um pequeno prédio onde funciona hoje a Câmara de Vereadores/Vereadoras.

"ATUAL PREFEITURA DE RIBEIRÃO DO PINHAL NA MESMA QUADRA"


O nosso Posto de Saúde...

O nosso Clube Recreativo...

OS BAILES DA COMARCA NO CLUBE RECREATIVO...



CARNAVAL NO CLUBE RECREATIVO DE RIBEIRÃO DO PINHAL EM 1987.


Hildete, Jolly, Bernadete e Antônia...

RP SOM - A primeira Banda de guitarras elétricas de Ribeirão do Pinhal no ano de 1969...





INTEGRANTES DA BANDA RP SOM.

DA ESQUERDA PARA A DIREITA: {1} Luiz Antônio de Oliveira "Campeão" {baterista} - {2} Jeovah Batista de Almeida "Jolly" {baixista e vocalista} - {3} Irene Cunha "Irene" {tecladista} - {4} Rubens Siqueira "Binho" {guitarrista base e vocalista} - {5} João Evaristo Sampaio "Troy" {vocalista} - {6} Marco Antônio Damasceno "Marco" {guitarrista e vocalista}.  


RP SOM NO HOTEL YARA ÁGUAS TERMAS MEDICINAL, EM BANDEIRANTES PARANÁ - BRASIL. 





CARNAVAL DOS ANOS 60 - no Clube Recreativo de Ribeirão do Pinhal.

Irene, a tecladista da Banda RP SOM, formou um bloco carnavalesco no qual {5} cinco meninas se vestiram a caráter, ou seja, com camisetas personalizadas com os nomes de cada integrante da Banda RP SOM; era só alegria contagiante!   




CARNAVAL: Aqui em Ribeirão do Pinhal rolava um dos melhores carnavais da região... 

 A rapaziada soltava a franga e se travestia de mulher, "extrapolava o seu lado sensual feminino"...











COLÉGIO ESTADUAL HERMÍNIA LUPION.

Nossa Formatura do Curso Técnico de Contabilidade no Colégio Estadual Hernínia Lupion nos anos 70.

O Ginásio Estadual construído nos anos 60, ainda sem asfalto na Avenida Silveira Pinto e os postes utilizados na rede de energia elétrica ainda eram de trilhos de ferrovia...



O antes e o depois do Grupo Escolar Dr. Marcelino Nogueira no ano de 1950, construído numa picada feita na mata, não projetada, acho que não tinham nem noção que aquela quase rua iria se transformar no que hoje é, a tão querida AVENIDA SILVEIRA PINTO... 


ANTES DA PRAÇA ERASMO CORDEIRO: No ano de 1950.

O BUSTO DO PREFEITO ERASMO CORDEIRO... 

"COMÍCIO EM FRENTE À CASA DO EX-PREFEITO ERASMO CORDEIRO"


Foto tirada no mesmo ângulo; domingo, 09 de dezembro de 2018. 




A nossa Praça dos três Poderes, Praça da Assembleia e hoje "PRAÇA ERASMO CORDEIRO.

Novo formato da Praça Erasmo Cordeiro inaugurada em 21/09/1996. 

A Praça Erasmo Cordeiro "Farol do Saber" recebeu uma nova reforma na atual gestão do Prefeito Dr. Dartagnan Calixto Fraiz, com a soma de {8} oito anos de governo de 2008 a 2016...  

 Homenagens escolares procederam no desfile do 63º Aniversário do Município de Ribeirão do Pinhal em 10 de outubro de 2010... 


Casa Fraiz anos 60...


Casa Alcântara anos 60...


Construção do prédio da Casa Alcântara IBIÁ HOTEL...

O novo prédio da Casa Alcântara HOTEL ALFA...

Casa Santa Terezinha nos anos 60...


SUPERMERCADO CHAMMA NOS ANOS 70



CINE MARAJOARA.

Um dos cinemas mais famosos da região do Norte do Paraná nos anos 60.

EMPRESA: Virgínia Boer Martins.

Quando o RP SOM fazia show, a gente trabalhava na portaria recolhendo os ingressos, guardei alguns comigo, pois, sabia que algum dia teria serventia como agora que estou postando e publicando para a galera...  


Jolly, Lázaro Pinheiro e Lázaro Vargas em frente ao Cine Marajoara nos anos 60...

Veja como está o meu amigo Lázaro Vargas no dia do seu aniversário comemorando 70 anos de vida em 30/08/2017.


Hoje, CENTRO CULTURAL JOSÉ MARTINS SOBRINHO.

No interior do Centro Cultural. 



O nosso Posto de Puericultura em construção nos anos 60...

No dia 23 de setembro de 2016, o prédio foi reformado e ampliado para ser reinaugurado como:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA...

 Vista aérea de Ribeirão do Pinhal dos anos 50 para cá...





Na quadra da Rua Júlio Farah funcionava a Serraria do Senhor Totó Carvalho, antiga "Migliari" de Ribeirão do Pinhal. 

 Mais acima, na Rua Antônio Rosa nas proximidades da Igreja Católica, era onde armazenavam as toras de madeiras para serem maquinadas e transformadas em pranchas, vigas, tábuas, ripas etc.

SERRARIA SÃO JOSÉ.

Um dos caminhões usados no transporte de toras de madeira para outra serraria de propriedade do Senhor Licínio de Mello Coelho; "SERRARIA SÃO JOSÉ".

E por falar em toras de madeira oriunda das grandes matas de antigamente, naquela época, os pescadores e caçadores extrapolavam e matavam até onças, na época não existia proibição, IBAMA nem pensar...

 Sítio Antônio Rosa, terreirão para secar o café...

A BARRAGEM DO RIO LARANJINHA:

Na época foi construída para ser uma Hidrelétrica no fornecimento de energia elétrica para Ribeirão do Pinhal e Região, deu tudo errado, erro de cálculo de engenharia, o túnel que leva água para a casa das máquinas não deu queda d'água com velocidade suficiente como força eletromotriz para movimentar com precisão, os rotores das turbinas que tem a função de alimentar com carga elétrica precisa e adequada em KW para a subestação de energia e distribuição das redes etc. 




Esta foto da barragem mostra ao fundo os pilares da antiga primeira ponte que unia os dois Municípios de Ribeirão do pinhal e Nova Fátima em que, o ex-prefeito de Ribeirão do Pinhal, o Senhor Antônio da Silveira Pinto, o "Crioulo", perdeu a vida em hum triste acidente de trabalho nesta localidade, onde as águas do Rio Laranjinha o levaram juntamente com a sua vida precoce na passagem aqui pela Terra nos longínquos anos de 1956. 

Da esquerda para a direita: Sebastião Pinheiro "Tiãozinho", Lázaro Vargas "Lazinho", Lázaro Pinheiro "Lazinho" e Jeovah Batista de Almeida "Jolly"; quem clicou pra tirar a foto foi o mano João Batista de Almeida "Dodô".  


BANCIAL

O Banco Comercial do Paraná...

Bar São Jorge...

Na época, tínhamos a conceituada Empresa "CASAS PERNAMBUCANAS" aqui em Ribeirão do Pinhal...


Desfile das escolas no dia 09 de junho aniversário da Comarca da nossa inesquecível Terrinha...

"CORPORAÇÃO MUSICAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS" de Ribeirão do Pinhal nos anos 60.

MARIA EGLESSIR portando a Bandeira Nacional Brasileira.

MÚSICOS: Jacinto - Antônio Bicudo de Oliveira - Alfredo de Oliveira Capucho {Maestro} - Eugênio Sócio - Carlinhos filho do Maestro Capucho - Wagner - Nego Emílio - Osmar Andrade Rosa - Benedito Soares Pereira - José Magalhães {Zezinho} - Elifas Levi Gonçalves - Luiz Caximbí - José Modesto.  

Veja como está a garotinha Maria Eglessir portando a Bandeira do Brasil na fotografia anterior, no dia do seu aniversário 20 de maio de 2015.  




Neste barranco a sua esquerda está edificado hoje o BANCO DO BRASIL na Praça Erasmo Cordeiro...

Para se ter uma ideia do antes e depois, postamos provisoriamente uma foto do início dos preparativos para a passeata do "FORA DILMA", Brasil sem corrupção na manhã do dia 15 de março de 2015 na Praça Erasmo Cordeiro; veja o prédio do Banco do Brasil no lugar do antigo barranco...






Professor de Educação Física Luiz Antônio de Oliveira "Professor Campeão" nos anos 70...

Lions Clube de Ribeirão do Pinhal nos anos 70...

O nosso antigo FORUM...

O NOVO FÓRUM ELEITORAL.


NOSSOS CAFEZAIS...

Escoamento da safra, colheitas férteis anos 60, 70 etc...


CASA DE MISERICÓRDIA SANTA LUZIA: Dr. Osvaldo Arieta Negrão antes da Casa da Criança...


HOJE FUNCIONA UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL...


ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, PADRE LUIZ GONZAGA DE SOUZA VIEIRA

"EDUCAÇÃO VICENTINA".


Rua São Paulo descendo da avenida Silveira Pinto para o centro, ainda sem asfalto nos anos 60...


Foto tirada no mesmo ângulo; domingo, 09 de dezembro de 2018.

 

ASILO ou LAR SÃO VICENTE DE PAULO ainda em construção, nos acabamentos finais da obra.

"Hoje o Lar São Vicente de Paulo se encontra assim, muito bem administrado".



Prefeito Dr. Fernando César de Oliveira e funcionários da Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal nos anos 60... 



PONTE DO IMBAÚ, SOBRE O RIO LARANJINHA:

Reforma e reinauguração da ponte do Imbaú durante a gestão do prefeito Dema Correa e vice Jonas Carvalho, gestão 1986 a 1989...



POSTO ESSO anos 60, hoje "POSTO MELO ROSA"... 


POSTO GULF...

POSTO SÃO CRISTÓVÃO nos anos 60, hoje AUTO POSTO ANAVIAR.

Atualmente funciona o AUTO POSTO ANAVIAR, mas, continua sendo IPIRANGA...

PONTO DE ÔNIBUS NA PRAÇA ERASMO CORDEIRO NOS ANOS 60...





CASA SETTI, antes da CASA POPULAR e do SUPERMERCADO CHAMMA.

BAR TAMOYO: na esquina da Praça Erasmo Cordeiro...

FARMÁCIA SANTA INÊS...

CASA MARINS...


Vista aérea de Ribeirão do Pinhal, não muito antiga, já tínhamos Clube de Campo com piscinas, Ginásio de Esportes Tigrão, etc. 



Comentários

  1. Parabens Jolly pelo seu trabalho sou pinhalense e gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossos agradecimentos internauta Luffy, continue nos visualizando, pois, isso muito nos fortalece e nos dá entusiasmo para a continuidade do nosso projeto; vem aí, novas postagens nesta e em outras páginas pinhalenses, abraço do Jolly.

      Excluir
  2. Olá Jolly, sou de Curitiba e nasci em Ribeirão no ano de 1970. Moro na capital a 41 anos e quero um dia passar em Ribeirão pra conhecer um pouco mais de perto essa cidade onde nasci. Era muito moderna naquela época.
    André Luiz Vidoreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo internauta Andre Luiz Vidoreto, considere-se bem vindo à nossa pacata cidade onde você ganhou a graça e a dádiva da luz da vida, ao chegar, venha nos visitar; grande abraço, Jolly. 02/03/2017.

      Excluir
  3. Gostaria muito de fazer parte desta pagina pois minha família faz parte desta historia dês de 1942 meu pai Pedro ferreira de melo lavrador cantado contado de causos
    www.caipirabarnabe.com.br 35 9.94045509

    ResponderExcluir
  4. Olá Caipira Barnabé, é só aguardar, temos uma surpresa agradabilíssima pra você, continue nos visitando ok? Abraço do Jolly.

    ResponderExcluir
  5. Um excelente material de recuerdo Jolly;é você de Cowboy do velho oeste,guitarrista nervoso, de revorve na cinta, rsrs.só faltou uma foto seria muito bom se tivéssemos uma foto da primeira ponte entre Ribeirão do Pinhal e Nova Fatima, foi quando op Tio Crioulo Antonio da Silveira Pinto Morreu,Jeovah Batista Almeida "Jolly" Abraço Sinval da Silveira Pinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu grande amigo Sinval, dica perfeita e aceita de coração, vamos sim, providenciar uma foto da ponte pouco abaixo da barragem, no momento só temos foto mostrando os troncos de madeira onde ela foi construída e utilizada por poucos anos... Abraço do Jolly.

      Excluir
  6. Parabéns Jolly! Ainda não tinha visto essa sequência de fotos de nosso município, muito embora não tenha vivido na época em que muitas destas fotos foram tiradas, confesso que mesmo assim bateu saudade. Obrigado por preservar a memória de nosso município. Esse material é riquíssimo e com o passar do tempo terá ainda mais valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato meu amigo Juliano Zack, na medida do possível, daremos continuidade nas atualizações...

      Excluir

Postar um comentário